O que estudar para o ENEM a essa altura do campeonato?

O que estudar para o ENEM a essa altura do campeonato?

O Salto 2 comments
Enem

O que estudar para o ENEM a essa altura do campeonato?

A menos de dois meses do Enem, a equipe de O Salto correu atrás dos temas mais cobrados em cada matéria, analisando provas de 2009 a 2016. Tente organizar seus estudos e priorizar os assuntos em que tiver mais dificuldade. Ainda dá tempo de você “dar uma turbinada” no seu aprendizado e “lacrar” na prova quando chegar sua vez.

Não existe fórmula mágica

Apesar de oferecermos aqui um retrospecto de questões mais cobradas no Enem, o ideal é que você tente absorver o máximo de cada disciplina ao longo de um ano inteiro de estudos. Dê o seu máximo. Dedique-se bastante, organize-se e garanta sua vaga na faculdade e no curso que desejar.

Matemática e suas Tecnologias

Não tem como evitar, você vai precisar passar por isso. A maioria dos candidatos aterroriza-se com a Matemática, que vem em 45 questões recheadas de gráficos, tabelas  e esquemas. Em todas as provas, de 2009 a 2016, observam-se questões envolvendo grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Cálculos de porcentagem também estão muito presentes, e a geometria não fica pra trás em perguntas que englobam volume de prismas, cones, pirâmides e cilindros. Dedique-se a esses assuntos e, se tiver um tempinho extra, dê uma revisada em funções de 1º e 2º graus, que têm enunciados garantidos.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Essa prova é uma das mais queridas e é também uma em que os candidatos atingem as maiores médias. Porém, não ignore a importância de estudar um pouco de todas as disciplinas que a integram: Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

A dica do Salto é para questões que envolvem interpretação de texto, e o melhor jeito de estudar é refazendo provas anteriores. Gêneros textuais também são muito cobrados, principalmente em enunciados envolvendo intertextualidade.

Não subestime as funções e figuras de linguagem bem como diferenças entre denotação  e conotação, norma culta e popular. Esses temas sempre têm questões garantidas na  prova. Quanto à Literatura e Artes, fique em dia com o movimento modernista. É bem provável que você veja questões relacionadas com artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, e outras com escritores como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia, Química e Física. A prova de Ciências da Natureza do Enem, normalmente, vem repleta de temas atuais, como sustentabilidade, desmatamento, poluição, geração de energia, uso da água, destino de lixo, entre outros assuntos que fazem parte do seu dia a dia. A média de pontos que os candidatos obtêm nessa prova vem caindo ano a ano, então, dê uma atenção especial aos temas cobrados.

Ecologia é ainda o assunto mais recorrente na prova de Biologia, seguido por temas como evolução, fisiologia e genética. Na prova de Química, atente para questões envolvendo aquecimento global, tratamento de água, chuva ácida. Se conseguir organizar bem seus estudos, resolva questões envolvendo cálculo da quantidade de calor liberado na queima de diferentes materiais. Termoquímica vem gerando questões muito interessantes nas últimas edições do Enem.

A Física, tão temida quanto a Matemática, costuma ter questões certas envolvendo mecânica e energia. As perguntas que envolvem o cotidiano também não ficam de fora. Questões envolvendo circuitos elétricos de residências, contas de energia que relacionam o que foi consumido com a potência de aparelhos estão bem presentes nas provas. É também interessante dar uma olhada em fenômenos ondulatórios e óptica.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Essa prova também é uma das mais queridas dos candidatos, que atingem médias cada vez mais altas no seu conteúdo. As 45 questões presentes integram História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Os movimentos sociais, em geral, ganham uma atenção especial na prova de História, que costuma ter mais questões relacionadas ao Brasil do que à História Geral. Vale uma lida no movimento operário da Era Vargas, nas conquistas das mulheres, entre outros assuntos relacionados a direitos humanos. Sempre há questões envolvendo igualdade de gênero, racismo, homofobia, e por aí vai.

Em Geografia, os temas sociais também são protagonistas, aparecendo em questões de conflitos de terra e crescimento populacional. Vale também dar uma olhada em questões envolvendo urbanização e impactos ambientais da poluição.

Por fim, em Filosofia e Sociologia, etnocentrismo e relativismo são as matérias em que se observa maior recorrência. Em seguida, aparecem questões relacionadas a Descartes, Filosofia Moral e questões éticas, bem como às consequências da globalização.

 

Gostou do conteúdo acima? Tem dúvidas ou sugestões para os próximos artigos? Então deixe seu comentário abaixo. Aproveite para curtir também nossas redes sociais (facebook e instagrame acompanhar de perto conteúdos exclusivos, feitos sob medida para você que quer  arrasar na sua prova.

Quer dicas para a Redação também? Então baixe aqui um ebook exclusivo.

Referência bibliográfica: G1/Globo

2 Comments

Luiz felipe

setembro 14, 2017 at 12:34 am

Valeu!

 

Paloma

setembro 14, 2017 at 6:25 pm

Obrigada! Post ótimo! <3

 

Não perca nenhuma dica!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.