Dicas para ler mais livros em 2021

Se você é como a gente, sabe que o hábito de ler traz muitos benefícios, inclusive para os estudos. Seja romance, terror, ficção científica, entre outros gêneros, os livros contribuem para o nosso conhecimento e podem servir de repertórios para a sua redação do Enem 2021!  

Livros são TUDIBOM, né?! Fonte: Tumblr

Mas, infelizmente, o Brasil é um dos países que mais dedicam tempo à Internet, às redes sociais e aos aplicativos encontrados nos celulares.  

De acordo com a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, o território brasileiro perdeu, entre 2015 e 2019, mais de 4,6 milhões de leitores. A porcentagem de leitores caiu de 56% para 52%, enquanto os não leitores representavam 48% da população, o que equivalia a 93 milhões de brasileiros.  

A pesquisa também apontou que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano. 

É chocante mesmo! Fonte: GIPHY

Porém, se você ainda não leu o tanto de livros que queria durante este ano, não tem problema! A gente te ajuda a montar um plano de leitura que irá facilitar muito na criação desse hábito! Vem com a gente! 

Não veja a leitura como uma obrigação, viu? Fonte: Tenor

Já pensou se o tema de redação do Enem 2021 for sobre evasão escolar? Você saberia escrever um texto incrível sobre esse assunto? Confira o nosso post e aprenda várias dicas!  

Dica nº1: Defina quantos livros você quer ler  

Você pode criar uma lista com todos os livros que pretende ler, marcando as obras como concluídas quando finalizar a leitura. Caso você esteja começando a ter o hábito de ler, estabeleça metas que sejam realistas, como, por exemplo, 1 livro por mês.  

Além disso, lembre-se que você pode não seguir à risca a ordem que você criou. Sim, você pode adiantar um livro que sempre quis ler e deixar um livro que já estava na sua estante para ler depois.  

O importante é ler! Fonte: Fanpop

Dica nº2: Leia apenas um livro de uma vez – ou não 

Muitos leitores preferem ler apenas um livro por vez, para que possam lembrar dos detalhes da obra em questão e para não confundirem as histórias.  

Em contrapartida, outros amantes de livros preferem ler várias publicações ao mesmo tempo, revezando entre diversos gêneros. Para eles, essa ação faz com que a sua lista de leitura seja mais contemplada, além da velocidade relacionada ao hábito de ler ser mais aprimorada.  

Independentemente de qual método você escolher, pense que a leitura não é uma obrigação, e sim um hábito que deve ser mantido em um ritmo constante.  

Entre a leitura de um livro ou vários, deixe sempre a imaginação livre! Fonte: Gifer

Dica nº3: Descubra o seu momento favorito para ler  

Considere em qual parte do dia a sua leitura é mais agradável. Seja pela manhã ou pela noite, ter um horário mais tranquilo para ler é sempre muito recomendado! 

Aliás, busque também ler em um ambiente calmo e sem distrações, mantendo o celular afastado (a não ser que você o utilize para ler livros) e a televisão desligada.  

Deixa o celular um pouquinho de lado, vai! Fonte: GIPHY

Dica nº4: Leve um livro com você, sempre que for possível 

Se você tem que passar um tempo na fila do embarque ou dentro de um transporte público, no trânsito, em uma fila, em uma sala de recepção, entre outros locais, que tal aproveitar pra ler um livro? 

Dessa forma, você pode colocar a sua leitura em dia, aumentar o seu conhecimento e ainda se distrair! 

Aproveite esse tempinho extra pra ler! Fonte: Metro

Dica nº5: Não tenha medo de abandonar um livro 

Calma, gente! Não é abandonar um livro, literalmente falando, mas sim a leitura dele.  

“Mas, se o post é sobre incentivar a leitura, por que vocês estão dizendo pra eu parar de ler um livro?”, você pergunta.  

Bom, após ler várias páginas e perceber que o livro não é tão interessante assim, não tem nada de errado em abandoná-lo e começar a ler uma obra que seja mais agradável. Se você insistir nessa leitura, pode ser que a obrigação de terminar esse livro em questão está acima do seu interesse pelo assunto que ele aborda.   

Nada de jogar o livro pela janela, viu?! Fonte: Tumblr

Já pensou em citar documentários em sua redação do Enem 2021? Então confira o nosso post com váááárias sugestões dessas obras para você citar em seu texto! 

A gente te ajuda a escrever uma redação TOP! Fonte: Gfycat

Gostaram das nossas dicas para desenvolver ainda mais o hábito da leitura? O primeiro passo é não ter medo de incorporar os livros em sua rotina! Nós garantimos que, além de fornecerem diversão e entretenimento a você, os livros também vão aumentar ainda mais o seu conhecimento e vocabulário!  

“Estas coisas são ótimas! É como uma televisão na sua cabeça!”. Fonte: Tenor

Que tal você se inscrever em nossa newsletter? Ao recebê-la, você terá acesso a conteúdos superinteressantes, que vão facilitar muito as chances de você tirar um notão em sua redação do Enem 2021!  

Vem com a gente que é sucesso! Fonte: Tenor
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter