Eixos temáticos para a redação do ENEM – Parte 2

1nov por: O Salto
categoria: Uncategorized

Dica do Salto: Use a técnica do eixo temático para se preparar para o ENEM!

Se você caiu aqui de paraquedas, recomendamos que comece a sua leitura com a parte 1 deste conteúdo. Lá, explicamos direitinho que negócio é esse de “eixo temático” e como essa pode ser uma mão na roda para quem está se preparando para a redação do ENEM.

Mas se você veio de lá, vamos dar continuidade ao assunto? 

Primeiro, vamos retomar. Os eixos são:

  1. Jovem e criança
  2. Padrões estéticos
  3. Meio ambiente
  4. Saúde
  5. Educação e cidadania
  6. Relação do homem com os animais

Dentro de cada um deles, existe uma infinidade de recortes possíveis. Mas o mais legal de tudo é que, pensando nessa lógica, você aprende a usar repertórios “coringa” que servem para qualquer tema dentro do eixo – desde que contextualizado! 

Então, vamos direto para a segunda leva!

Eixo temático 4: Saúde

Esse é um eixo que a gente tá esperando desde a primeira edição do ENEM. Até hoje, em nenhum ano, o tema foi saúde, e a gente aqui do Salto consegue imaginar vários recortes com ele. Aliás, todos são temas quentes e condizente com o governo atual.

Sem dúvida nenhuma, é quase impossível acertar qual vai ser. Mas nós elaboramos alguns vídeos com assuntos dentro desse eixo temático. Lá no fina desse tópico, escolhemos também um repertório coringa, que se encaixa em qualquer um deles.

Tema para redação: Automedicação

Que atire a primeira pedra quem nunca se consultou com o Dr. Google. Mas você sabe que não deveria, né? Todo mundo que busca um antibiótico na caixinha de remédios de casa pra tomar sem orientação médica corre o risco de desenvolver a temida superbactéria. 

De acordo com uma publicação da Fundação Fiocruz, de 2015, as superbactérias já são responsáveis por ao menos 23 mil mortes por ano no Brasil. Já no mundo, 700 mil pessoas morrem, também anualmente, vítimas de bactérias resistentes. Quer entender como desenvolver uma proposta de intervenção para o tema e, ainda, conhecer um repertório bem legal? Está tudo no vídeo.

Tema para redação: ISTs

Sim, o termo DSTs está caindo em desuso! De acordo com o Ministério do Saúde, o termo mais adequado para se referir às infecções transmitidas principalmente por contato sexual é IST – Infecção Sexualmente Transmissível. Isso porque uma pessoa pode contrair um vírus ou bactéria, não manifestar a doença e, ainda assim, transmiti-la. Entenda mais no vídeo.

Tema para redação: Tabagismo

A cada 6 segundos, uma pessoa morre no mundo vítima de doenças relacionadas com o tabagismo. Junto com o Lucca Najar, nós varremos a internet e encontramos uma ONG que promove ações muito legais mesmo para conscientizar sobre o tema. Aliás, o Brasil é campeão em redução do número de fumantes, sabia disso? Assista o vídeo para adquirir o repertório e ainda aprender a estruturar uma redação com esse tema.

Repertório coringa para qualquer redação nesse eixo temático

eixo temático tema de redação enem

Que tal uma música? Saúde, da Rita Lee? Se perguntam “como vai?”, a cantora diz que “tudo bem, apesar, contudo, todavia, mas, porém”. Vários problemas impedem que a saúde do brasileiro esteja aquela maravilha. Já na introdução, você pode listar os impasses que se relacionarem melhor com o tema proposto. Afinal, é permitido usar repertório pop! Desde que seja contextualizado. 

Eixo temático 5: Educação e Cidadania

A forma como as pessoas participam da sociedade em que estão inseridas e as estratégias do governo para garantir direitos para cada cidadão entram nessa temática. Além disso, a educação também é uma ferramenta que garante que cada indivíduo exerça a sua cidadania. Já consegue pensar em recortes? Nós pensamos em alguns.

Tema para redação: Consumismo

Associar dinheiro e felicidade é super comum na nossa cultura. Mas o consumismo tem impactos sociais e ambientais muito fortes, e por isso achamos queo assunto tem pegada para se transformar em tema de redação do ENEM. 

Tema para redação: Mobilidade urbana

Aqui no Brasil, a constituição considera dever do Estado garantir o direito de ir e vir a cada cidadão. Mas em um mundo com população urbana cada vez maior, como garantir que todo mundo consiga circular pelos perímetros das cidades de forma rápida, barata e com impacto reduzido?

Aliás, este tema também tem muito em comum com o eixo temático de meio ambiente, e no vídeo tem informações com essa pegada também. 

Eixo temático 6: Relação do homem com os animais

No Brasil, o Direito dos Animais está descrito na Constituição Federal (precisamente no art. 225, § 1º), e coloca como dever da sociedade e do Estado respeitar a vida, a liberdade e a integridade física desses seres. Assim, fica proibida qualquer prática que provoque a extinção das espécies ou que sejam consideradas cruéis. 

Dentro desse eixo temático, quantos recortes você consegue pensar? Fácil? Difícil? Então, pra te inspirar, nós pensamos em um, olha só.

Tema de redação: Maus tratos

A novidade é: em agosto de 2019 foi aprovado o Projeto de Lei PLC 27/2018. Isto é, uma lei que prevê que os animais não mais sejam considerados objetos. A partir deste dia, passaram a ser considerados seres sencientes perante à lei. Ou seja, dotados de natureza biológica e emocional, passíveis de sofrimento.

Beleza, maravilha. Mas o que é considerado maus-tratos? O Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas, tem a resposta. Por exemplo:

  • Abandonar
  • Ferir, mutilar ou envenenar
  • Manter preso permanentemente em correntes
  • Manter em locais pequenos e sem higiene
  • Não abrigar do sol, da chuva e do frio
  • Deixar sem ventilação ou luz solar
  • Não dar comida e água diariamente
  • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força
  • Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse
  • Capturar animais silvestres
  • Promover violência como rinhas, farra-do-boi, entre outro

E tem mais! Além disso, tomar conhecimento de um caso de maus-tratos contra animais e não fazer nada a respeito é ser conivente com o crime. Esta matéria do Catraca Livre explica direitinho. Então, quando isso acontece, nosso dever como cidadão é denunciar. 

Mas quais repertórios usar em um tema como esse? Pois nós temos algumas ideias.

eixo temático tema de redação

101 Dálmatas

Este clássico Disney é uma ótima pedida para falar sobre a objetificação animal. Isso porque, no filme, a personagem Cruella De Vil só consegue enxergar casacos de pele ao ver filhotinhos de dálmatas. 

eixo temático tema de redação

Madagascar 3

Este pode ser um bom repertório se estivermos falando de animais de circo. Mas esteja atento: o filme não fala nada sobre isso, o que levou a obra da Dreamworks a receber algumas críticas. Então, se for mencionar no seu texto, lembre-se de contextualizar.

Rio

Por fim, o filme Rio é um bom repertório para falar sobre o contrabando de animais. No filme, duas araras que acredita-se serem as últimas da espécie, são capturadas por criminosos que pretendem vendê-las.

Mais seis eixos temáticos para a redação do ENEM

E aí, gostou do conteúdo? Se você gosta de ser do contra começou a ler por aqui, pela parte 2, não se esqueça que tem ma parte 1 com mais três eixos temáticos!

Mas se você quer ir além (ou, como gostamos de dizer, saltar mais alto), que tal se inscrever no nosso canal do Youtube e seguir a gente no Instagram? Estamos postando um tema de redação por dia até o ENEM! Além disso, tem dicas de português que vão te ajudar tanto na redação quanto na prova de linguagens. Por fim, tem aulas de biologia e de química para você se preparar também para a prova de Ciências da Natureza. Cola com o Salto!

Comentários

Não perca nenhuma dica!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.