Eixos temáticos para a redação do ENEM – Parte 1

1nov por: O Salto
categoria: Uncategorized

Dica do Salto: Prepare-se para a redação do ENEM estudando eixos temáticos!

eixos tematicos temas redação enem

Quanto mais o ENEM vai se aproximando, mais aumenta a ansiedade dos candidatos para descobrir qual será o tema da redação. E o que não falta é teoria! Por exemplo, para o ENEM 2019, levantaram uma ideia quase conspiratória. Esta thread no Twitter diz de que, nas últimas cinco provas, todos os temas estavam relacionados a uma lei criada ou aprovada no início do ano correspondente. Será?

Mas, cá entre nós, querido saltitante: quem tirou 1000 na redação do ano passado fez isso sem ter acesso à prova de antemão. Concorda? Muito mais importante do que tentar adivinhar qual será o tema é estar preparado para qualquer situação. Afinal, estudar só com base em boatos de internet não te garante absolutamente nada.

É claro que existem pequenas pistas que ajudam a entender o que não estudar. Por exemplo, o ENEM não costuma repetir temas. Então, dar uma olhada em tudo o que já caiu nas provas anteriores pode ser um norte. Além disso, a gente acredita que temas polêmicos não têm muita chance na era Bolsonaro. Aliás, falamos sobre isso neste post e neste e-book fa-bu-lo-so e gratuito com 14 temas para a redação do Enem.

Por fim, o que pode te ajudar – e muito! – é pensar em eixos temáticos em vez de temas fechadinhos. E é sobre eles que vamos falar!

O que são esses tais eixos temáticos?

Não é nada oficial, viu? Os eixos temáticos são uma forma de organizar todas os assuntos mais prováveis em torno de grandes grupos. Portanto, não existe uma regra. Cada professor, especialista ou mesmo o candidato pode criar seus próprios eixos. Mas a gente gosta muito da maneira como o nosso amado Manoel Neves (parceirão do Temas de Buenas e do Hora de Morfar) organizou tudo isso.

Ele determinou 12 eixos temáticos com base nos temas de redação do ENEM dos anos anteriores – esse conteúdo riquíssimo está no livro dele. A partir daí, podemos buscar por artigos da constituição, dados, leis… Ou seja, tudo o que tem a ver com aquele assunto macro, tentando encontrar possíveis abordagens e adquirindo repertório. 

Vamos falar sobre três desses eixos temáticos neste post. Depois, publicaremos a segunda parte do conteúdo com mais três, também aqui no blog. 

Os eixos são:

  1. Jovem e criança
  2. Padrões estéticos
  3. Meio ambiente
  4. Saúde
  5. Educação e cidadania
  6. Relação do homem com os animais

Dentro de cada um deles, existe uma infinidade de recortes possíveis. Mas o mais legal de tudo é que, pensando nessa lógica, você aprende a usar repertórios “coringa” que servem para qualquer tema dentro do eixo – desde que contextualizado! Então, partiu falar da primeira leva?

Eixo temático 1: Jovem e criança

Eles são 24,8% da população brasileira, segundo o IBGE e são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Quantos recortes você consegue pensar em torno desse tema, hein? A gente aqui do Salto consegue pensar em vários. 

Aliás, não só pensamos como fizemos vídeos sobre eles! Confira abaixo, e, no final, tem uma dica extra de repertório coringa que serve para todo o eixo temático.

Tema de redação: Suicídio entre jovens

O suicídio de jovens no Brasil cresceu muito nos últimos anos e é considerado um problema de saúde pública. Você fica perdido só de pensar em abordar um assunto tão delicado? Então, confira no vídeo um repertório sagaz, que vai de obra do romantismo a série da Netflix.

Tema de redação: Desaparecimento de crianças e adolescentes

De acordo com o Ministério da Saúde, quarenta mil crianças desaparecem por ano no Brasil. Os dados ficam ainda mais alarmantes quando percebemos a vulnerabilidade dos nossos programas de segurança e a burocracia das investigações. 

Aquela thread do Twitter que citamos lá no começo do post, aliás, apostava em desaparecimento de pessoas como um dos temas mais prováveis para 2019.

Tema de redação: Adoção de filhos

O Brasil tem 4,94 pais na fila de adoção para cada criança disponível. Era pra todas elas conseguirem fácil uma família, concorda? Mas a realidade não é bem assim. 

Update: Nas vésperas do ENEM 2019, o Conselho Nacional de Justiça inaugurou o Sistema Nacional de Adoção (SNA), uma novíssima plataforma que substitui o Cadastro Nacional da Adoção (CNA) e o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA) que a gente citou neste vídeo. Longe de isso ser algo ruim, porque o novo sistema que promete agilizar e aprimorar o processo. Até comentamos no vídeo que o cadastro antigo tinha muitos problemas. 

Pra você entender a diferença principal em 3, 2, 1: O SNA engloba cadastros municipais, estaduais e nacionais de pretendentes à adoção. Se uma criança não encontra pais correspondentes na cidade em que mora, o sistema permite buscar no estado. Se, mesmo assim, não rolar, a busca pode ser feita a nível nacional ou até internacionalmente.

Repertório coringa para qualquer redação nesse eixo temático

eixos temáticos temas de redação enem

As Vantagens de Ser Invisível – Esse filme conta a história de Charlie, um adolescente depressivo e com tendências suicidas que viu o seu melhor amigo se matar. Depois de passar por um monte de dificuldades, ele acaba encontrando um grupo de amigos que o ajudam a lidar com os problemas. 

Tem uma cena, em especial, com uma frase muito marcante. Numa conversa com Sam, Charlie diz “a gente aceita o amor que acha que merece”. Um ótimo repertório para iniciar a sua introdução, hein? Mas, pra fazer isso do jeito certo, você precisa contextualizar o assunto, dizendo o que leva as pessoas a se sentirem assim e como essa dor se relaciona com o tema proposto.

Eixo temático 2: Padrões estéticos

Eles nem sempre foram os mesmos, mas sempre existiram, de uma forma ou outra. Uma coisa é certa: padrões estéticos continuam sendo reforçados e acabam levando a problemas de saúde. 

Tema para redação: Ditadura da beleza

Meios de comunicação e sociedade, a duplinha por trás da perpetuação de padrões estéticos opressivos. Mas não dá pra esquecer que a sociedade inclui quem? Nós mesmos. O que fazer para lidar com esse problema em escala social? E de que repertórios lançar mão na sua redação? Entenda no vídeo!

Eixo temático 3: Meio ambiente

Diferente do assunto anterior, as pautas verdes são bem frequentes na redação do ENEM. Não sabemos se a essa altura do campeonato seriam as mais cotadas, mas, pela tradição, é bom estar informado sobre o assunto.

Tema para redação: Escassez de água

Menos de 3% da água de todo o planeta é potável. E, para piorar, a maior parte disso é gelo polar ou tá no fundo do fundo da Terra, nas camadas mais inacessíveis. Então, o que sobra? Somente 0,25% de água que está em lagos, rios ou represas.

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2018, mais de dois bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e mais do que o dobro desse número não tem acesso a saneamento seguro.

Mas nem precisava desse tanto de informações para te fazer entender que a situação da água no planeta vai de mal a pior. A gente sabe que o que você quer é repertório e dicas para estruturar uma redação nota 1000 com esse tema. Então, confira o vídeo!

Mais três eixos temáticos para a redação do ENEM

E aí, gostou da parte 1 do conteúdo? Muito em breve publicaremos a segunda leva de eixos temáticos. Enquanto isso, que tal se inscrever no nosso canal do Youtube e seguir a gente no Instagram? Estamos postando um tema de redação por dia até o ENEM!

Além disso, tem dicas de português que vão te ajudar tanto na redação quanto na prova de Linguagens. Por fim, tem aulas de biologia e de química para você se preparar também para a prova de Ciências da Natureza. Cola com o Salto!

Comentários

Não perca nenhuma dica!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.