O que nunca fazer na redação do Enem 2021

Além de saber como escrever uma redação do Enem 2021 incrível (você pode aprender mais dicas neste post! 😉), você também tem que saber o que NÃO fazer em seu texto!  

Existem algumas coisas que devem ser evitadas a qualquer custo, ou então a sua nota da redação poderá ser diminuída ou, muito pior, zerada. 😱😱😱 

O maior terror da vida do estudante é esse! Fonte: GIPHY

Por isso, deixe de lado as suas previsões para o tema de redação do Enem 2021 e venha com a gente! Vamos te ensinar a eliminar os 5 principais vilões da redação, para que você garanta aquela nota MARAVILHOSA! ✨✨✨ 

Bora lá! Fonte: Tenor

Psiu, que tal aprender dicas de gramática com a gente? Nós separamos errinhos muito comuns que podem deixar os alunos beeeem confusos na hora de escrever a redação do Enem 2021! É só clicar aqui e aqui! 😉 

Erro nº1: Desrespeitar os Direitos Humanos 

Você já deve estar cansado (a) de saber que, em sua redação do Enem, você deve escrever uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos, não rompendo os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.  

O respeito aos Direitos Humanos faz parte da competência 5, na qual o participante deve elaborar uma solução para o problema abordado, sem que esses direitos sejam feridos.  

Dessa forma, nem precisamos falar que você não pode defender atos como tortura, execução, justiça com as próprias mãos; e nem incitar a violência e o ódio contra pessoas de uma determinada raça, gênero, orientação sexual, religião, entre outros, né?! 

“Por favor, tenha respeito”. Fonte: GIPHY

Erro nº2: Criar textos sem dividi-los em parágrafos no Enem 2021

Nada melhor do que facilitar o trabalho dos corretores e escrever um texto dissertativo-argumentativo bem organizadinho e estruturado, certo? Então nada de deixar a sua redação do Enem 2021 sem uma divisão bacana! 

Você pode separar o texto em 4 parágrafos, usando 1 parágrafo para introdução, 2 para o desenvolvimento 1 e para o desenvolvimento 2, e 1 para a conclusão, por exemplo. 

Escreva tudo de forma bem organizada! Fonte: Pinterest

Erro nº3: Utilizar a primeira pessoa do singular 

Na redação do Enem 2021, você deve expor o seu ponto de vista e defender a sua tese por meio de argumentos de autoridade. Mas isso não quer dizer que você deva escrever suas ideias na primeira pessoa do singular. 

Portanto, abandone expressões como “eu acho”, “eu acredito”, “eu penso”, entre outras. Vai dar ruim se você utilizá-las em seu texto, já que elas irão fazer com que você perca pontinhos na competência 1.  

Nada de usar a primeira pessoa do singular na redação, hein?! Fonte: GIPHY

Erro nº4: Escrever 7 linhas ou menos no Enem 2021

Uma redação do Enem com até 7 linhas é considerada “texto insuficiente”, recebendo uma nota zero.  

Por isso, não dê mole na hora de escrever a sua redação do Enem 2021! Não há como você defender um ponto de vista bem estruturado com essa quantidade de linhas.  

O ideal é que o texto seja escrito em 4 parágrafos, como apontamos acima!  

Escrever um texto curto?! Nem pensar! Fonte: Gifer

Erro nº5: Não ter domínio da norma-padrão 

A utilização de palavras informais, de baixo calão, de gírias ou de contrações não deve acontecer em sua redação do Enem 2021. Isso porque você precisa utilizar a linguagem formal culta ao escrever o seu texto, mostrando para o corretor que você a domina em sua redação.  

Escrever algo fora da norma-padrão?! NÃO MESMO! Fonte: Tumblr

Já pensou em como criar um cronograma de estudos para o Enem 2021? Nós te ajudamos! É só conferir o nosso post sobre esse tema! 

Os estudos ficarão em dia com a nossa ajuda! Fonte: Tenor

E, já que citamos algumas das competências da redação do Enem acima, que tal você lembrar quais são elas?  

Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa 

Nessa competência, os corretores irão avaliar se a sua redação do Enem está adequada às regras de ortografia, de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, paralelismo, entre outros. 

Confira se a sua redação do Enem está dentro da escrita formal. Fonte: Gfycat

Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 

Essa competência avalia a estrutura do texto, atendimento ao tema e uso de repertório sociocultural. 

É muito importante você mostrar que você entendeu o tema! Fonte: Wattpad

Competência 3:  Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 

Você precisa escrever uma redação do Enem que apresente, de forma clara, a sua ideia a ser defendida e os argumentos que a justificam, de acordo com o tema proposto.  

Assim, a veracidade e a plausibilidade entre essas ideias serão avaliadas nessa competência.  

Organize a sua redação direitinho por meio de um projeto de texto. Fonte: Tenor

Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 

Aqui, os corretores irão avaliar se você utilizou preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais em sua redação do Enem, já que eles promovem a coesão textual. 

Para o seu texto ser bem organizado, as frases e os parágrafos escritos devem estabelecer uma conexão entre si, dando uma ideia de sequência e coerência.  

Deixe os corretores orgulhosos! Fonte: Pinterest

Competência 5: Respeito aos direitos humanos 

Como já falamos acima, a elaboração de uma proposta de intervenção na redação do Enem 2021 deve respeitar os Direitos Humanos. 

Pense nas competências e você vai arrasar em seu texto! Fonte: IceGif

Games como repertórios em sua redação do Enem 2021? Claro que sim! Confira o nosso post e descubra como jogos podem ser utilizados em seu texto! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter