Os melhores hábitos para aliviar a pressão escolar em 2021

Vamos combinar: seja nas escolas, nos períodos de estudos para os vestibulares ou nas universidades, os estudantes lidam com muita pressão. As responsabilidades e as demandas relacionadas aos estudos podem fazer com que os alunos fiquem nervosos e estressados, além de terem chances de receberem o diagnóstico de condições como depressão e ansiedade, prejudicando a saúde mental deles. 

Não é nada fácil esse período! Fonte: GIPHY

Pensando nisso, nós separamos alguns hábitos para você aliviar a pressão escolar em 2021 (e nos próximos anos, é claro).  

Afinal, provas, média de notas, trabalhos, estágios, disciplina acadêmica, entre outros podem deixar os alunos sem dormir à noite! 😟  

Vem com a gente aprender dicas que irão facilitar MUITO a sua vida!  

Simbora, pessoal! Fonte: GIPHY

Confira também as nossas dicas sobre como cuidar da saúde mental em ano de vestibular! Vamos ajudar você a se sentir mais tranquilo (a) em relação a esse período de provas! 😉 

Pode confiar na gente! Fonte: GIPHY

Nº1: Crie uma lista com as suas tarefas 

Divida as suas tarefas entre as que são mais simples de fazer e as que demandam mais tempo. Dessa forma, você vai conseguir priorizar as suas atividades e não vai se sentir tão tenso e sobrecarregado (a) com os prazos.  

“Feito e feito”. Fonte: GIPHY

Nº2: Procure ajuda 

Se lidar com a pressão dos estudos está sendo bem difícil, não hesite em procurar ajuda.  

Falar com alguém em que você confia, como amigos, familiares, professores e até profissionais como terapeutas, psicólogos ou psiquiatras, pode ajudar bastante na hora de enfrentar seus receios em relação aos vestibulares e aos ambientes estudantis.  

Toda forma de ajuda é válida! Fonte: Tenor

Nº3: Separe um tempinho pra você 

Ter um tempinho pra você assistir uma série, ler um livro ou simplesmente descansar é MUITO IMPORTANTE! Ao estabelecer um momento para você relaxar e ter uma diversão, a sua saúde mental agradece muito! 

“Não se esqueça de se divertir”! Fonte: GIPHY

Nº4: Comemore os seus resultados 

Até mesmo uma conquista que pode parecer pequena deve ser celebrada! Afinal, você se reforçou muito para ter os seus resultados!  

Então nada de se sentir inseguro (a) com pensamentos que incentivam a sua incerteza e sua inquietação! Foque em tudo aquilo que já conquistou e não desista de seus objetivos! 

Hora de comemorar! Fonte: Tenor

Nº5: Cuide de sua saúde física  

É claro que a sua saúde mental DEVE ser levada em conta, mas isso não significa que a sua saúde física deve ser negligenciada!  

Sendo assim, tenha uma alimentação balanceada, beba bastante água, durma adequadamente e pratique exercícios físicos. Você vai se sentir menos tenso (a)!  

Nada de fazer igual ao Homer, viu?! Fonte: GIPHY

Uma outra dica que é bem importante é organizar a sua rotina! Como dissemos antes, provas, trabalhos, entre outras atividades podem fazer com que estudantes se sintam mais pressionados. Portanto, nada melhor do que criar um cronograma de estudos. Não se preocupe, ensinamos como fazer isso neste post! 

Acredite, um cronograma de estudos vai te ajudar muito! Fonte: Gfycat

E o novo ensino médio? 

Com o novo ensino médio, que será implementado gradualmente em 2022 em escolas públicas e privadas brasileiras, muitas dúvidas estão surgindo.  

Esse novo modelo é baseado na criação de uma nova organização curricular, que abrange aprendizados comuns a todos os estudantes e os chamados itinerários formativos, que vão ajudar a aprofundar conhecimentos e que podem ser escolhidos de acordo com o interesse dos jovens. Os itinerários formativos são disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outros.  

É claro que essa é uma mudança e tanto, não é?! A nossa dica é que, se você estiver indo pro ensino médio ano que vem ou estiver passando para os outros anos desse ensino, tenha calma! Você irá se adaptar aos poucos e conseguir aumentar ainda mais o seu desempenho! 

Vai dar tudo certo! Fonte: Tenor

Gostou do post? 🧡 Que tal se inscrever em nossa newsletter? Nela, nós sempre buscamos ajudar você por meio de conteúdos superinteressantes e bem úteis! 

Se inscreva! Você não vai se arrepender! Fonte: GIPHY
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter