Como escrever uma redação nota 1000 com o tema do Enem 2021

O tema do ENEM 2021 te pegou de surpresa? Realmente, para muita gente, o tema da prova de redação foi imprevisível. Mas, quem estudou por eixos temáticos, assim como os nossos alunos, com certeza tirou o assunto de letra, trazendo na manga repertórios incríveis e universais. 

Porém, se você ainda está em dúvida sobre o seu desempenho na prova ou quer aprender a escrever uma redação nota mil sobre “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, vem com a gente para aprender um pouco mais sobre esse assunto. 

 

vem descobrir redação tema do enem 2021
Preparou, saltitante?

 

O que é? 

“Eu tenho um nome e quem não tem?! Sem documento eu não sou ninguém…”  

Se você tirou do fundo do baú essa propaganda da rede Globo, em parceria com a Unicef, como repertório para usar na sua redação do Enem: parabéns! Você compreendeu perfeitamente qual foi a problemática trazida no tema do Enem 2021.  

Esse pode até ser considerado um problema antigo. Mas, a verdade é que ele se tornou ainda mais relevante no auge da pandemia de covid-19. Ao lançar o programa de auxílio emergencial para a população brasileira economicamente mais vulnerável, o governo federal enfrentou barreiras consideráveis para atingir essa camada da sociedade que não possui documento de identificação ALGUM. Então, o tema foi até relevante, concorda? 

Alguns dados sólidos para embasar o argumento:  

Dados estatísticos   

3 milhões de pessoas vivem sem qualquer tipo de identificação no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados são de 2015 e foram apresentados nos textos motivadores da redação do Enem 2021. Mas, o que torna esse número ainda mais alarmante? 

Argumento de autoridade  

Sem a certidão de nascimento, essas pessoas em situação de vulnerabilidade social não conseguem emitir carteira de identidade, CPF e muito menos carteira de trabalho. E é justamente aí que entra a invisibilidade: sem esses documentos, elas também não conseguem ter acesso a serviços públicos básicos como saúde, educação ou aos programas de assistência do próprio governo.  

O problema da ausência de registro civil realmente é enorme, não é, saltitante?! Qual repertório sociocultural você pensou para falar sobre esse tema de redação que caiu no ENEM 2021? 

Repertório cultural 

Na série “Maid”, a Paula, mãe da Alex, enfrenta um problema superpossível de ser conectado a esse tema e explorado na redação do Enem. O marido da personagem foge no trailer onde eles moravam juntos e leva com ele todos os documentos da esposa, inclusive os mais básicos (que assustador, não é?).  

Preocupada com a situação, Alex leva a mãe ao banco para reaver a hipoteca de uma casa na qual ela é proprietária. Mas, sem documentação, Paula não consegue provar ser dona do imóvel. Ela não consegue provar sequer que é uma pessoa perante a lei. Se é trágico para ela que perdeu os documentos, imagine só para quem nunca teve acesso a nenhum tipo de registro civil?  

confusão do aluno no tema do Enem 2021
Fonte: Tenor. É desesperador, não é?

 

O que dizem as leis? 

Lei Nº 6.015 de registros públicos:  

Art. 50. Todo nascimento que ocorrer no território nacional deverá ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, dentro do prazo de quinze dias, que será ampliado em até três meses para os lugares distantes mais de trinta quilômetros da sede do cartório. (Redação dada pela Lei nº 9.053, de 1995) 

  • 1º Quando for diverso o lugar da residência dos pais, observar-se-á a ordem contida nos itens 1º e 2º doart. 52.  

Além disso, a lei deixa claro e assegura que o primeiro registro não deve ser cobrado. 

Está gostando dos repertórios? 

Usando a legislação e aproveitando as boas práticas de como fazer uma redação do Enem nota 1.000, você com certeza é capaz de escrever um texto dissertativo-argumentativo de deixar os olhos dos examinadores brilhando. Quer ver só? 

 

Como fazer uma redação nota 1000 sobre esse tema? 

Frase temática: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil  

Introdução 

Para iniciar a sua redação do Enem por meio de uma boa contextualização, a propaganda da Rede Globo em parceria com a Unicef já supriria bem, vai?! Vamos ver como ficaria no seu texto:  

“Nos anos 2000, a UNICEF, em parceria com a Rede Globo, foi responsável por divulgar uma propaganda em rede nacional que procurava conscientizar a população sobre a importância do registo civil para a garantia de direitos.”  

Também é importante mostrar aos avaliadores que você entendeu o tema da redação do ENEM 2021. Por isso, é importante parafrasear a frase temática e já deixar bem marcadinha a sua tese. Quer ver só?  

“Diante disso, percebe-se que a certidão de nascimento é o primeiro passo para o reconhecimento, perante o Estado, da cidadania dos indivíduos no Brasil. Logo, o governo tem buscado modernizar os registros de cidadãos brasileiros, entretanto, muitas pessoas ainda estão invisibilizadas, o que prejudica o acesso à cidadania.” 

Desenvolvimento 1 

O ponto positivo apresentado na introdução remete à modernização dos registros. Assim, no D1 do seu texto, você deve trabalhar melhor o primeiro argumento mencionado, aprofundando-se no assunto e conectando-o ao tema central da sua redação. 

“A princípio, nota-se que tem surgido uma maior ação governamental para garantir registros civis por meio da internet. Com isso, pode-se destacar o surgimento da conta gov.com, a qual é feita por meio de um site – desenvolvido pelo próprio governo – em uma plataforma em que o cidadão pode acessar os serviços e direitos digitais oferecidos a ele. Esse tipo de plataforma foi utilizado, por exemplo, durante a pandemia da COVID-19, para que os brasileiros pudessem conseguir o auxílio emergencial. Contudo, como há muitos indivíduos que não possuem registro civil, essa parcela ficou excluída em um momento de vulnerabilidade socioeconômica, evidenciando a falta de acesso à cidadania.”  

Desenvolvimento 2 

O ponto negativo apresentado na introdução remete à invisibilidade das pessoas sem documentação no Brasil. Por isso, é interessante usar o desenvolvimento 2 para trabalhar esse assunto, trazendo na bagagem um novo repertório sociocultural. 

Lembra da cena da série Maid que falamos ainda há pouco? Quer ver como ela pode dar respaldo para a sua argumentação acerca do tema do Enem 2021? 

“Além disso, é possível notar que a falta de documentação causa uma invisibilidade social para várias pessoas, já que esse é o pré-requisito para a garantia da cidadania. Isso pode ser visto na série “Maid”, na qual a mãe da protagonista se encontra em uma situação em que, sem seus documentos, passa por dificuldades para conseguir seus direitos.” 

Em continuidade à sua redação do Enem:  

“Análogo à realidade brasileira, devido à ausência de registro civil, alguns cidadãos – por exemplo, a população de rua e das áreas rurais – também vivenciam empecilhos diários, como falta de acesso à saúde, à educação e ao trabalho formal.” 

Para encerrar a linha argumentativa construída até aqui, ainda é possível usar um conectivo – “por conseguinte” – que dá a ideia de continuidade. Assim, é possível já apresentar uma situação-problema, que pode ser solucionada na conclusão por meio de uma proposta de intervenção. 

Olha só: 

“ Por conseguinte, isso pode ampliar a desigualdade social no Brasil e prejudicar o pleno exercício da cidadania. Portanto, é de extrema importância que haja maior reconhecimento dessa parcela populacional pelo governo.” 

Conclusão 

Logo, para encerrar de forma brilhante a sua redação do Enem, você deve estruturar a sua proposta de intervenção apontando de forma clara: agente, ação interventiva, modo/meio, finalidade e detalhamento de um desses quatro elementos. 

Quer ver só? 

“Em suma, cabe ao Ministério da Cidadania criar um projeto que aumente o número de brasileiros registrados em lei, por meio de mutirões e campanhas. Para tanto, as campanhas serão veiculadas na mídia e os mutirões serão feitos por cartórios itinerantes, os quais circularão pelas cidades do país, a fim de e expedir documentos para a população em situação de invisibilidade.” 

Por fim, para deixar o texto ainda mais lindo, você pode explorar o recurso de texto cíclico ao conectar o repertório citado na primeira frase do seu texto com a última frase da sua conclusão, concluindo sua linha de raciocínio acerca do tema da redação do Enem 2021, desse jetinho aqui:  

“Dessa forma, propagandas como a da UNICEF dos anos 2000 ficarão apenas no passado do Brasil.” 

E, pronto! Saindo no capricho uma redação do Enem digna de nota 1000! Tchadã! Curtiu?! Você também pode conferir a análise do tema no nosso Youtube baixar essa redação-modelo usada acima e escrita pela professora Iara Dias aqui 

 

Se você ainda está sentindo apreensão para o segundo dia de prova do Enem 2021, confira esse post aqui. Afinal, nosso objetivo é ajudar você cada vez mais. 

 

Nos vemos no próximo, saltitante!

 

tema do Enem 2021

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter