Temas de redação do Enem 2021 em games

Já imaginou usar jogos eletrônicos na sua redação do Enem 2021? Nós podemos garantir que games apresentam repertórios SENSACIONAIS, podendo ser citados tranquilamente em seu texto! 

Bem bacana, né?! Fonte: GIPHY

Neste post, vamos te ensinar a usar temáticas exploradas em sete jogos eletrônicos SUPERINCRÍVEIS! Espia só! 

Vem com a gente se você quiser tirar um NOTÃO na sua redação do Enem! Fonte: Tenor

Antes de você conferir a nossa seleção de games, já pensou em estudar para o Enem por meio de eixos temáticos? Com o e-book gratuito “Repertórios Universais por Eixos Temáticos”, você vai perder o medo de abrir a folha de redação do Enem. Não deixe de clicar!  

Estude com a gente! Você não vai se arrepender! Fonte: Tenor

Life is Strange  

Lançado em 2015, o jogo “Life is Strange” conquistou vários fãs com a história de Max Caulfield, que, após impedir um assassinato, descobre ter um poder que a possibilita voltar no tempo.  

Você pode citá-lo se os temas do Enem 2021 forem relacionados a:  

 

  • Bullying 

A personagem Kate Marsh é vítima de bullying quando um vídeo dela beijando diversos estudantes em uma festa do Vortex Club, um grupo presente na Blackwell Academy (a escola onde os personagens estudam), viraliza. Dessa forma, o estado emocional de Kate se torna cada vez mais frágil, o que a faz se sentir muito sozinha.  

Na vida real, o bullying pode gerar graves consequências para as suas vítimas, como desinteresse escolar, déficit de concentração e aprendizagem, queda do rendimento, fuga dos ambientes escolares, entre outras. Além disso, vale reforçar que quem sofre essas agressões também pode sofrer com depressão e outros transtornos psicológicos, baixa autoestima, stress etc.  

 

  • Suicídio 

O vídeo de Kate é enviado para a sua família, que expressa o seu desapontamento em relação ao comportamento dela. A decepção de sua família e o bullying que ela sofre diariamente por seus colegas debilitam a saúde mental de Kate, que comete suicídio ao pular do telhado da escola.  

No entanto, ao usar seus poderes, Max consegue salvar a amiga, que é levada para um hospital para se recuperar.  

Na realidade, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. O que você acha que pode ser feito para impedir que essa ação aconteça na sociedade contemporânea?  

 

  • Feminicídio  

A personagem Rachel Amber é encontrada morta em um ferro-velho por Max e Chloe. Mark Jefferson, o professor de fotografia da Blackwell Academy (e o grande vilão da história), afirma que o estudante Nathan Prescott matou Rachel acidentalmente ao injetar drogas em seu corpo, o que resultou em uma overdose.  

Isso porque Nathan queria impressionar Jefferson ao tirar fotos de Rachel em uma posição vulnerável, assim como o professor fazia com suas outras vítimas.  

No Brasil, dados colhidos pelo jornal Folha de São Paulo nas secretarias de Segurança Pública mostraram que 1.338 mulheres foram assassinadas no país em 2020. 

 

  • Uso de entorpecentes por jovens 

Nathan e Jefferson afirmam que Rachel mantinha um relacionamento com o traficante Frank Bowers para conseguir entorpecentes sem nenhum custo.  

Outros clientes de Frank incluem o próprio Nathan, que comprava drogas para serem oferecidas nas festas do Vortex Club e para que Jefferson conseguisse drogar suas vítimas: Chloe, que usava essas substâncias para lidar com a morte de seu pai; e a estudante Stella Hill, que usava entorpecentes para se manter motivada e focada em seus trabalhos escolares.  

Segundo dados divulgados pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), em Minas Gerais, a cada 10 dependentes químicos, 8 começaram a consumir drogas entre 5 e 17 anos. 

O jogo “Life is Strange” aborda muitos assuntos sérios. Fonte: Twitter

Beyond: Two Souls 

Acha que dois dos possíveis temas de redação do Enem 2021 pode envolver a violência sexual contra a mulher ou a questão das pessoas em situação de rua no Brasil? Então o jogo “Beyond: Two Souls” DEVE ser citado em seu texto! Olha só: 

 

  • Tentativa de estupro 

Em um dos momentos do game, a personagem Jodie Holmes, apesar de ser menor de idade, decide ir a um bar, contrariando as ordens de Nathan Dawkins e Cole Freeman, pesquisadores que estudam e cuidam da menina.  

No local, ela é assediada e quase violentada por Earl e Frank, enquanto Sam, o dono do bar, não faz nada para impedir essas ações.  

Por conta de sua ligação com a entidade Aiden, Jodie consegue pedir ajuda a ele, que pode matar os agressores ou então assustá-los ao destruir o bar até que Nathan e Cole consigam resgatá-la.  

Na vida real, infelizmente, nem todas as meninas têm a mesma sorte. De acordo com dados obtidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, os canais Ligue 180 e Disque 100, em 2020, receberam 4.686 denúncias de estupro de meninas até 14 anos. 

 

  • A questão de pessoas em situação de rua  

Após a morte de sua esposa, que tinha leucemia, o personagem Stan passou a viver nas ruas, formando um grupo com outros três indivíduos: Tuesday, uma mulher grávida que escapou de seu namorado abusivo para proteger a sua filha; Jimmy, que é viciado em drogas; e Walter, um ex-professor do ensino médio que não conseguiu pagar seus empréstimos e acabou perdendo seu emprego e amigos.  

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)a população em situação de rua aumentou 140% desde 2012, alcançando cerca de 222 mil brasileiros em 2020. Com a pandemia e a crise econômica, a instituição alerta que a vulnerabilidade desses indivíduos tende a aumentar. 

Coitada da Jodie, passou por poucas e boas nesse game. Fonte: Playstation

Bioshock Infinite  

O jogo “Bioshock Infinite” retrata muitos temas polêmicos e você, como um gamer que se preze (ou não-gamer que se preze), deve aprender como usá-lo em sua redação do Enem 2021! 

Você pode falar sobre esse game se o tema da redação do Enem 2021 for sobre:  

 

  • Extremismo religioso  

A cidade de Columbia pode até ser esteticamente agradável e fascinante. Mas não demora pro jogador perceber que ela é dominada pelo extremismo religioso e por ideologias supremacistas.  

Zachary Comstock, o fundador de Columbia e líder dOs Fundadores (a facção política que controla a cidade), é considerado uma figura profética, sendo adorado pelos cidadãos que residem lá. Os Fundadores controlam a sociedade, o governo e os negócios de Columbia, além de reforçarem a visão social e religiosa idealizada por Comstock.  

O jogo alerta como a religião pode ser usada para controlar cidadãos de uma determinada sociedade por meio da disseminação da intolerância e do fanatismo. A mensagem do game não é “não siga nenhuma religião”, e sim “não siga nenhuma religião cegamente”.  

 

  • Racismo institucional 

O racismo institucional e o elitismo estão muito presentes em Columbia. As ideias de pureza racial e de supremacia branca são muito difundidas na cidade. Além disso, minorias raciais são trazidas para o território, com o objetivo de serem exploradas como fonte de mão de obra barata.  

Esses indivíduos são subjugados e vistos como membros da subclasse da cidade, tendo 0 chances de se ascenderem socialmente. Além disso, os cartazes espalhados por Columbia lembram essas pessoas de que elas são inferiores aos brancos.  

De acordo com o estudo “Racismo institucional: uma abordagem conceitual”, realizado pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra com o apoio do Fundo para a Igualdade de Gênero da ONU Mulheres, o racismo institucional, também chamado de racismo sistêmico, é compreendido como um mecanismo estrutural que garante a exclusão seletiva de grupos racialmente subordinados.   

 

  • Segregação racial 

A segregação racial é incentivada em Columbia. Pra você ter uma ideia, os banheiros são separados entre pessoas brancas e não-brancas e casais interraciais correm até mesmo o risco de serem apedrejados em público.  

Você sabia que a Constituição do Alabama, nos EUA, ainda proíbe crianças brancas e negras de frequentarem a mesma escola? Apesar dessa norma estar em desuso na prática, legisladores estão buscando formas de eliminar a linguagem racista encontrada no documento, que estabelecia legalmente a segregação racial no estado na época de sua aprovação, em 1901.  

Columbia é uma cidadezinha super bacana, né? ERRADO! Fonte: Indiegala Blog

Heavy Rain   

Aclamadíssimo, “Heavy Rain” permite que você controle quatro personagens, que buscam descobrir a identidade de um serial killer conhecido como o Assassino do Origami.  

Se prepare para citar esse game se o tema da redação do Enem 2021 for sobre: 

 

  • Sequestro de crianças  

Shaun Mars, filho do personagem Ethan Mars, é sequestrado pelo Assassino do Origami, que cometeu cerca de oito sequestros e assassinatos entre 2009 e 2011. As vítimas eram meninos de 9 a 13 anos e o criminoso aproveitava os longos períodos de chuvas para afogá-los em um tipo de poço. 

Em 2018, o Conselho Federal de Medicina (CFM), que desenvolve uma campanha nacional de combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes desde 2011, apontou que o Brasil registra, em média, 50 mil casos de desaparecimentos de jovens por ano. Ainda há a estimativa de que cerca de 250 mil crianças e adolescentes estejam desaparecidos no país.  

 

  • Uso de substâncias ilícitas  

O agente do FBI Norman Jayden luta contra o seu vício em uma droga chamada Triptocaína, que causa dependência física e psicológica em seus usuários. Os efeitos da abstinência da substância podem afetar o bem-estar de Jayden, que passa a apresentar sintomas como tremores nas mãos, visão embaçada, aceleramento dos batimentos cardíacos, entre outros.    

Consta no Relatório Mundial sobre Drogas 2021, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no último ano, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso dessas substâncias.  

Imagens que podem ser ouvidas. Fonte: Make a Gif

Tell Me Why   

O jogo “Tell Me Why” recebeu muitas críticas favoráveis por apresentar temas polêmicos e sombrios. O jogador controla os gêmeos Alyson e Tyler, possibilitando que ele descubra diferentes pontos de vista em diversos momentos.  

Ficou curioso (a)? 

Descubra como usá-lo em sua redação: 

 

  • Representatividade trans 

Em seu lançamento, o game atraiu atenção da mídia por conter uma pessoa trans como um dos seus personagens principais.  

A Dontnod Entertainment, responsável pelo lançamento do jogo, consultou especialistas como a organização GLAAD, uma ONG que analisa a cobertura midiática de pessoas LGBTQIA+. Isso para garantir que a retratação dos personagens LBGTQIA+ no jogo fosse considerada autêntica e respeitosa.  

Além disso, a Dontnod também escalou um homem trans para dublar Tyler Ronan, que passou pelo processo de transição durante o seu tempo distante de sua irmã, Alyson.   

No Brasil, pessoas trans enfrentam a falta de inclusão no mercado de trabalho, o que faz com que elas sejam inseridas em uma posição ainda mais vulnerável na sociedade. Mas você já parou pra pensar que a falta de integração desses indivíduos também acontece nas artes? Não é nada incomum ver que atores cis são escalados para interpretar personagens trans. Em contrapartida, atores trans não são considerados para viverem personagens trans.  

 

  • Transfobia 

Tyler é vítima de transfobia em vários momentos do jogo, como quando o personagem Sam Kansky fala que ele parece um homem de “verdade” e que ele não sabia que “eles podiam fazer uma mulher parecer tanto como um homem”.  

Além disso, Mary-Ann Ronan, a mãe de Tyler e Alyson, ao pedir conselhos para a sua amiga Tessa Vecchi a respeito de seu filho, acaba recebendo um panfleto de um acampamento de jovens especializado em terapias de conversão. Em uma das cenas do jogo, Tessa pode afirmar que acredita que Tyler está apenas confuso em relação a quem ele é. 

No Brasil, existem dados alarmantes de transfobia: no primeiro semestre de 2021, 80 assassinatos de pessoas transexuais foram cometidos, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A pesquisa também revela que nove suicídios, 33 tentativas de assassinatos e 27 violações de direitos humanos foram cometidos contra essa população.  

 

  • Pobreza 

O gamer descobre que a saúde mental de Mary-Ann passou a se deteriorar e ela passou a cancelar seus trabalhos como cabeleireira, atividade que ela fazia para ganhar um dinheiro extra.  

A matriarca da família Ronan estava com dívidas e tinha pouco dinheiro. É sugerido que os gêmeos Tyler e Alyson dependiam de alimentos entregues pelos personagens Eddy Brown, Tessa Vecchi e Sam Kansky, mas que sentiam fome mesmo assim.  

Na vida real, em janeiro de 2021, 12,8% dos brasileiros viviam com menos de R$246 ao mês (R$8,20 ao dia). Isso significa que cerca de 27 milhões de pessoas estavam inseridas em condição de extrema pobreza, segundo cálculos da FGV Social, a partir de dados divulgados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads) Contínua.  

 

  • Suicídio 

Por causa da condição mental de Mary-Ann, pessoas passaram a comentar que ela estava distante e que eles não a viam nos últimos meses que ela estava viva.  

Em um dos momentos do game, o jogador pode decidir que os gêmeos acreditem que a mãe estava planejando matá-los e depois cometer suicídio ou então que a mãe estava considerando cometer suicídio.  

Segundo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 50% das pessoas que cometeram suicídio tinham alguma doença mental identificada, não tratada ou não tratada de maneira adequada. Se o indivíduo tiver mais de um transtorno mental identificado, o risco aumenta. Dessa forma, são fatores de risco a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros.  

Personagens que MERECEM ser protegidos: Alyson, Tyler e a baleia! Fonte: GIPHY

The Sims 4: Vida Sustentável  

  • Preservação do meio ambiente 

Na expansão, cada decisão que você toma pode contribuir para o estado em que a sua vizinhança se encontra.  

Investir em fontes de energia sustentáveis, cultivar sua própria comida, reaproveitar móveis encontrados em lixeiras, criar planos de ação que promovam a sustentabilidade são algumas das atividades que você pode realizar para diminuir a poluição encontrada na cidade de Evergreen Harbor. 

Em contrapartida, ao não realizar nenhuma dessas ações, a vizinhança se torna cada vez mais acinzentada e com o lixo acumulado em suas ruas.  

A ideia de conservação ambiental é relacionada ao uso racional e sustentável de recursos naturais, garantindo a existência deles para as gerações futuras. Dessa forma, o conceito é baseado na harmonia entre as pessoas e o meio ambiente. Qual seria uma proposta de intervenção, caso esse seja o tema da redação do Enem 2021?  

Quem AMA essa expansão? Fonte: Tenor

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales  

  • Representatividade negra 

O personagem Miles Morales é o primeiro Homem-Aranha negro e o segundo latino, por ter ascendência hispânica. Muito bacana, né?! 

Quando o personagem foi lançado nas histórias em quadrinho, a resposta do público foi dividida: muitos acharam que ele foi criado apenas para atrair mais leitores, enquanto outros acreditam que ter uma pessoa negra retratada como um super-herói seria um bom exemplo para as minorias, em especial as crianças, que se identificariam com ele. O que você pensa sobre isso?  

 

  • Representatividade de pessoas com deficiência 

A artista de rua Hailey Cooper, uma das personagens, é surda. Durante o jogo, Miles e ela conversam por meio da American Sign Language (ASL). Evan Narcisse, consultor narrativo do game, comentou que Mary Kenney, uma das escritoras do jogo foi responsável pela criação de Hailey: 

“Mary não mediu esforços no lado técnico para garantir a fidelidade da captura de movimento, de modo que todos os pequenos detalhes e gestos de dedo da ASL (American Sign Language) fossem capturados. Mas ela também trouxe consultores externos que ajudaram com o elenco, revisando os roteiros e no set quando filmamos as cenas de vídeo. Eles até revisaram as cenas quando estavam em pós-produção, para ter certeza de que estávamos atuando corretamente para que as pessoas da comunidade surda que entendessem pudessem se sentir identificadas”. 

Segundo a consultoria de inclusão Talento Incluir, a representatividade de pessoas com deficiência “só pode acontecer se ela transmitir a realidade, mostrando que são pessoas comuns que enfrentam desafios e têm suas conquistas diárias”. 

 

  • Desvalorização da população periférica  

A empresa Roxxon Energy promete uma era de energia limpa ao apresentar o Nuform, uma fonte de energia experimental. Porém, tudo é bom demais pra ser verdade: esse material pode prejudicar a saúde de quem for exposto a ele por muito tempo.  

A personagem Phin Mason busca sabotar a empresa ao destruir o reator no qual o Nuform era armazenado, com o objetivo de expor os efeitos colaterais, encobertos por Simon Krieger, o responsável pelo Nuform. Mal ela sabia que Simon havia modificado o reator de Nuform para destruir todo o bairro do Harlem, onde Miles e sua família vivem, caso o plano dela desse certo.  

Afinal, sem testemunhas, né?! Miles afirma para Peter Parker que a Roxxon “fez isso na periferia porque achava que a gente era descartável”. Bem pesado! 

Na vida real, não dá pra negar que a pandemia afetou mais as periferias e as comunidades do Brasil. Além de lidarem com o desemprego, com a carência de saneamento básico e com a insegurança alimentar, moradores desses locais também enfrentam a falta de acesso a serviços de saúde, a produtos de higiene pessoal e a equipamentos de proteção individual (EPI).  

Miles Morales = ÍCONE. Fonte: Tenor

Gostou das nossas dicas? Acha que esses podem ser possíveis temas do Enem 2021? Conta pra gente! 

Conte TUDO e não esconda NADA. Fonte: GIPHY

Ah, e se você quiser dicas incríveis sobre como escrever melhor a sua redação do Enem 2021, confira o nosso post! 

Nós estamos aqui pra te ajudar! Fonte: GIPHY
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter