Um filme, 3 temas de redação do Enem: O Corcunda de Notre Dame

Você já imaginou usar um filme da Disney em sua redação do Enem? Não?! Então vem com a gente aprender a usar “O Corcunda de Notre Dame” em seu texto! Garantimos que você não vai se arrepender de usar esses repertórios na sua redação!

O Corcunda de Notre Dame é considerado um dos filmes mais pesados da Disney, justamente por apresentar temas mais fortes. Mas, para saber como usá-lo como repertório no Enem, você não precisa seguir os passos de Quasimodo e ir lá fora e nem gritar “santuário”. Afinal, o Enem não precisa ser sombrio e cruel como o juiz Frollo. 

Tema 1: Consequências do bullying na sociedade brasileira 

Quasímodo, por possuir uma aparência fora do padrão, escuta de Frollo, o homem que o criou, que é um monstro e que a sociedade o rejeitará, se ele sair da Catedral de Notre Dame. Além disso, ao participar do Festival dos Tolos, Quasi é humilhado pela multidão e, apesar dos apelos do jovem, Frollo não faz nada para ajudá-lo.

bullying consiste em práticas que envolvem violência física ou psicológica por meio de atos humilhantes e/ou discriminatórios, o que inclui também insultos, ameaças, apelidos maldosos, entre outrossemelhante ao que Quasímodo sofre no filme 

E olha que dado interessante (porém trágico) pra sua redação: de acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015, 7,4% dos estudantes já sentiram humilhados por provocações, enquanto 19,8% declararam ter praticado intimidações, deboches ou ofensas aos colegas. Quais ações devem ser tomadas para combater essa violência no ambiente escolar?

Quem não ficou de coração partido nessa cena?! Fonte: Fanpop

Tema 2: Caminhos para combater o assédio sexual no Brasil 

No filme, não dá para negar que Frollo é obcecado e sente luxúria por Esmeralda, chegando até mesmo a encurralar a personagem na igreja, onde ele a assedia. Além disso, o juiz também oferece a chance da cigana o escolher, ao invés de sua condenação à fogueira. 

Essas cenas causam até arrepio, né? Infelizmente, essa problemática não é restrita apenas à ficção. Segundo uma pesquisa divulgada pela organização internacional ActionAid em 2019, 78% das mulheres brasileiras foram vítimas de assédio nos últimos 6 meses, enquanto 53% das jovens entre 14 e 21 anos do país convivem diariamente com o medo de sofrerem esse ato.

Além disso, um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP), chegou à conclusão de que, das 236 denúncias de assédio sexual na cidade do Rio de Janeiro, 63,98% foram relativas à interações forçadas com desconhecidos em locais públicos, como ruas, transportes públicos, entre outros. 

O juiz Frollo chegava até dar arrepios na gente! Fonte: Twitter

Tema 3: A discriminação contra as minorias no território brasileiro 

Frollo acredita que os ciganos são pessoas hediondas que roubam e que cometem feitiçarias e, por ter autoridade política, ele planeja cometer genocídio contra todos esses indivíduos que moram em Paris. O juiz inclusive chega a dizer para Quasimodo que todos os ciganos são maus. No entanto, o jovem percebe que isso não é verdade quando conhece Esmeralda.

No Brasil, a discriminação contra grupos minoritários, que apresentam vulnerabilidade e desvantagens no âmbito social faz com que eles sofram com a violência, com a criação de estereótipos e com a falta de espaços de fala. Por exemplo, a edição de 2019 do Atlas da Violência mostrou que, em 2017, 75,5% das vítimas de homicídios foram indivíduos pretos e que, das 65.602 mortes registradas, 4.936 foram de mulheres. O que você acha que pode ser feito para que essas práticas discriminatórias não aconteçam mais na sociedade?

A população cigana era vítima dos atos cruéis de Frollo. Fonte: Tumblr

Você já pensou em estudar para o Enem por meio de eixos temáticos? Com o e-book gratuito “Repertórios Universais por Eixos Temáticos“, você vai perder o medo de abrir a folha de redação do Enem. Não deixe de conferir!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter